1 de abr. de 2010

A importancia da Geografia

A importância da Geografia além dos vestibulares

Definir e delimitar o objeto de estudo de alguma ciência não é tarefa fácil, mas asseguro que o estudo da Geografia é essencial à compreensão da sociedade em que vivemos.
Urge ainda afirmar que a geografia tem correspondentes fundamentais a seu estudo nas ciências humanas como um todo, sobretudo a História. Enquanto em história estudamos a sociedade ao longo do tempo em geografia estudamos essa mesma sociedade ao longo do espaço. Tempo e Espaço constituem base essencial à compreensão das dinâmicas sociais. O objeto de estudo da geografia seria o Espaço habitado e a relação do homem com esse espaço: o meio!
Temos na designação geografia em análise etimológica a descrição da Terra, termo oriundo do grego ( Geo- Terra; Grafia-descrição).
A geografia está inserida nas sociedades desde os povos sumérios, babilônios, egípcios, fenícios e gregos e a priori tinha grande respaldo da filosofia, pois a partir de concepções filosóficas a geografia se institui como ciência. Sua primeira sistematização se deu com Estrabão que no século I a.C. juntou o conhecimento geográfico de até então em seu livro Geografia dividida em 17 volumes, nesse livro faz análise da história dos povos e suas religiões junto às descrições geográficas. Também precursor da ciência geográfica Ptolomeu no século I de nossa era também escrevera um livro intitulado Geografia, fizera análise dos corpos celestes e propôs a teoria geocêntrica, a qual seria contestada por Copérnico no Renascimento, este pois, dizia o Sol estar no centro do universo, não a Terra como se fazia crer até então.
No período renascentista o desenvolvimento geográfico fora de suma importância à expansão ultramarina, isto é, o conhecimento geográfico dos ibéricos os lançou ao mar desconhecido, através do conhecimento geográfico com o astronômico puderam-se lançar no mar e não desviarem suas rotas junto ao desenvolvimento cartográfico que foi fecundo nesse período. A geografia sempre interessou ao homem por sua grande abrangência de estudo. Um dos fatores que mais intrigam os estudantes desta ciência refere-se à dicotomia geográfica: Física/Humana, geografias distintas que quando na prática são indissociáveis.
Através da história da geografia percebe-se o quanto esta ciência esteve ligada ao desenvolvimento do homem e o possibilitou avançar ao desconhecido. A geografia é utilizada em estratégias militares, econômicas e administrativas, dentre outras, e a partir disso torna-se imprescindível ao homem conhecer os lugares que o cerca através da geografia para que haja maior coesão do homem com o meio em que habita.
Hoje em dia a geografia tem imensas serventias ao homem, pois na geografia encontramos as respostas para a atual conjuntura política nacional e internacional, discutimos temas relacionados ao meio ambiente, à dinâmica e fluxo de migrações dos povos e direcionamentos para investimentos administrativos tanto da área privada quanto pública. Para a construção e desenvolvimento das cidades e sua articulação com o campo é necessário geografia, pois a falta de planejamento geográfico origina o caos territorial que se dá de várias formas.
Tomemos como exemplo a cidade de São Paulo: o caos territorial da cidade de São Paulo é imenso, pois os trânsitos são recordes a cada dia, a infra-estrutura de transportes públicos é escassa, medidas como a construção de metrô amenizam o problema caótico do trânsito, mas não resolvem porque deve ser acompanhadas de estratégias geográficas mais abrangentes, como o incentivo ao transporte público, o mesmo pode-se dizer da construção do Rodoanel, que à priori haveria de melhorar o trânsito, mas novamente a falta de incentivo ao transporte público não solucionará o problema a longo prazo, pois o incentivo ao transporte privado é imenso e a cada dia milhares de carros entram em circulação na cidade.
O estudo da geografia é amplo e cabe ao estudante dessa área articular seus temas mais intrínsecos. Geografia confunde-se com Atualidades mas não o é, pois a conjuntura política é analisada através da geografia, como evidenciado acima, porém são coisas diferentes, o geógrafo analisa as políticas internacionais, ou seja, o homem agindo com meio, através de sua ciência: a geografia. Nisso concluo que o estudo da geografia está além do para o vestibular.

5 comentários: