2 de out. de 2009

ENEM, e nem prova nenhuma.

Para a desgraça de uns e a alegria de outros a prova do ENEM foi adiada, pois o Exame Nacional do Ensino Média ocorreria nesse final de semana, no entanto, houve uma sutil ponta de interesse ilícito que culminou no cancelamento da prova.
O ENEM já passou por divergentes e diversas polêmicas ao longo de sua implantação, há enorme falatório de tempos em tempos sobre seu teor, seu conteúdo, dentre outras coisas sobre sua real necessidade, pois do propósito de avaliar os alunos oriundos do ensino médio passou a prova obrigatória, via Pro-Uni, para bolsas de estudo em instituições de ensino superior em universidades privadas, através da política paternalista de nosso governo, além de servir como parte da pontuação em vestibulares de instituições públicas, sob a égide de acolher alunos de baixa renda, em 2009 a falácia dicotômica ateve-se sobre o quesito do ENEM ser prova única de vestibulares de grande parte das Universidades Federais do Brasil que nos acolhe. Em 2009 a prova passou por transformação substancial: de 63 questões e uma redação a prova terá 180 questões e uma redação e sua 'dificuldade' foi acentuada. Uma questão: como se acentua a tal dificuldade de determinado tipo de avaliação sem, um mínimo possível, melhorar a qualidade do ensino? Mas não nos cabe isso agora.
A polêmica do momento é a seguinte: O gás aprisionado pelos órgãos que direcionam a educação brasileira vazou nos últimos dias, digamos que soou como um peido na cara dos estudantes que esperavam a prova para esse final de semana, pois a propina fez com que houvesse um pequeno furo no INEP, órgão que é responsável pela formulação da prova, logo a merda está feita e o pum foi solto. O jornal O Estado de São Paulo publicou que haveria vazado o gás, urge que dois sujeitos, segundo o jornal, haviam procurado a redação do jornal alegando que haviam conseguido a prova e os gabaritos do ENEM previamente, sujeitos astutos, não? Após o alarme que desgraçou alguns e felicitou outros os jornais continuam trazendo as notícias nesses dias que se seguem ao vazamento da prova, pois a apuração a princípio está averiguando a origem do furo através de uma pizzaria em São Paulo, não poderia ser noutro lugar, PITÇA! Pizza! Isto é, conforme os jornais, esses sujeitos chegaram a redação do jornal Estadão via um empresário que é dono de uma pizzaria no bairro dos Jardins em São Paulo. Hehe.
Depois da correria, noites de estudos, preparação, aulas particulares e muita tensão os estudantes podem relaxar, a prova foi cancelada, pelo menos pelos próximos 30 dias, provavelmente haverá outra, no entanto, relaxemos e esperemos o gás dispersar!
Agora, depois, sei lá quando, você que ainda não estudou para a prova, pegue o livro e vá que dá tempo, ah leia os jornais, pois o ENEM costuma cobrar atualidades, só não vão nos perguntar quem pagará pelo prejuízo de se fazer uma prova para 4,1 milhão de pessoas, a qual custa alguns milhões de reais e que foram desperdiçados.
Mas ainda bem que vazou e o peido está cheirando bem forte, pois está na hora de dar um fim nessa impunidade que alicerça as estruturas da sociedade, se há fraude em provas de pequeno interesse nem quero imaginar as fraudes do senado, creio que se viesse à tona o Brasil explodiria tamanha concentração de gás fétido que ronda nossos dirigentes.